Equipamentos

Abaixo estão as descrições dos equipamentos da ECD e as suas possibilidades de utilização

1) Power Probe 9100-ATV
Máquina importada dos EUA, do tradicional fabricante AMS Inc, no ano de 2012. Esse equipamento é específico para realizar serviços de coleta de dados para investigação geoambiental pela modalidade "Direct Push", ou de cravação contínua. Possui um potente martelete (hydraulic hammer) acoplado. Os diferenciais dela em relação aos modelos concorrentes (Geoprobes da linha 54) são: a mobilidade, pois é montada sobre um veículo ATV da John Deere (Gator 6x4) e a possibilidade de acoplamento de um cabeçote rotativo (auger rotary head) para realizar sondagens com Trados Helicoidais Sólidos (Solid Augers).
Ainda mais importante que a Power Probe, as ferramentas da AMS estão entre as melhores do mundo, e permitem que a máquina, faça os seguintes serviços "Direct Push":
- Amostragem de solo contínua Direct Push pelo método "Dual Tube", onde ocorre o revestimento contínuo do furo de sondagem durante a amostragem
- Amostragem de solo pontual ou contínua "Piston Sampler", onde o amostrador vai fechado até a profundidade de início da amostragem, garantindo uma amostra representativa daquela profundidade
- Amostragem de solo "Single Tube" ou com "furo aberto"
- Amostragem de água Direct Push (por diversos métodos: grab sampling, hydropunch, screen point, entre outros)
- Amostragem de vapores do solo a médias profundidades
- Injeção de Reagentes para Remediação
- Instalação de poços pré-montados de 3/4'' ou de pequeno diâmetro (1'' em condições especiais)
- Realização de Slug Test pontual
- Sondagem Solid Auger para instalação de poços de monitoramento
- Ensaios de Cone (CPT - Cone Penetration Test), Piezocone (CPTu - Cone Penetration Test with Pore Pressure) e Piezocone de Resistividade (RCPTu, ou Resistivity Piezocone)

Além disso, a Power Probe conta, como acessórios, de um set de descontaminação de ferramental, um equipamento hidráulico para quebra de piso acoplado à máquina, ancoragem para Ensaios tipo piezocone, entre outros

Power Probe 9100-ATV montada sobre John Deere Gator 6x4 

Power Probe 9100-ATV desacoplada do veículo

Power Probe 9100-ATV efetuando sondagem com Solid Auger

Power Probe 9100-ATV realizando amostragem de Solo Direct Push - modalidade "Dual Tube"

2) Sondas Hidráulicas Sobre Caminhão
A ECD possui 2 potentes sondas hidráulicas montadas sobre caminhão, ambas projetadas, desenvolvidas e montadas pela própria empresa com o auxílio de parceiros.
Uma delas foi adquirida em 2005, mas foi completamente reformada e remodelada durante esses anos, com  a última grande reforma acontecendo em dezembro/2012. Essa é a sonda ECD-HSA-02.
A outra sonda, construída no ano de 2009 e recentemente alvo de reforma em parte do sistema hidráulico, tem maior torque e é chamada de ECD-HSA-01.
Ambas possuem grande torque (próximo dos 7.000 N.m) que, aliado à geometria particular dos Trados e Sapatas, faz essas máquinas estarem entre as de maior capacidade atuando no Brasil.
São os equipamentos mais requisitados da ECD e possuem agenda com pouco espaço.
Em condições normais, efetuam sondagens com Trados Ocos de 100 mm de diâmetro interno (4'') e 185 mm de diâmetro externo (cerca de 7 1/2'') até a profundidade de 40 metros e com Trados Ocos de 190 mm de diâmetro interno e 250 mm de diâmetro externo (10'') até a profundidade de 22 metros.
Além do torque, as duas sondas possuem um potente martelete hidráulico acoplado, o que garante muita potência de cravação via Direct Push para realizar amostragens de solo, instalação de poços de pequeno diâmetro, injeção de reagentes, entre outros.
As Sondas Hidráulicas montadas sobre caminhão da ECD seguem todos os padrões e normas de segurança, e possuem ferramentas auxiliares que melhoram a produtividade, a qualidade e a segurança dos serviços executados com esse equipamento. Entre eles: guincho hidráulico, cabeçote hidráulico deslizante, lavadoras de alta pressão, cortador de liner, bancada auxiliar, serra-copo acoplada ao cabeçote, entre outros.

Basicamente, essas sondas executam os seguintes serviços:
- Sondagem com Trados Ocos Helicoidais (Hollow Stem Auger) até 40 metros (com 100 mm de diâmetro interno) ou 25 metros (com 190 mm de diâmetro interno)
- Instalação de poços de monitoramento ou de bombeamento, convencionais, multirevestidos, multiníveis, de extração, de injeção, de avaliação de gases de aterro, entre outros
- Instalação de poços multirevestidos, também chamados de telescópicos, dual casing, double casing, etc
- Serviços Direct Push: amostragem de solo (concomitante com a perfuração rotativa com trados ocos ou somente Direct Push), injeção de reagentes, instalação de poços de pequeno diâmetro
 - Ensaios de Cone (CPT - Cone Penetration Test), Piezocone (CPTu - Cone Penetration Test with Pore Pressure) e Piezocone de Resistividade (RCPTu, ou Resistivity Piezocone), com a vantagem de não precisar de ancoragem, bastando usar o peso do caminhão como resistência.


Sonda sobre caminhão sendo posicionada 


Detalhe da Sonda ECD-HSA-01: potente redutor garante torque máximo

Durante o trabalho, efetuando amostragem Direct Push "Single Tube". Cabeçote rotativo e martelo colocados no eixo longitudinal

Detalhe do ferramental corretamente posicionado na bancada auxiliar

 Instalando poços de 4'' por dentro dos Trados Ocos de grande diâmetro


3) Sonda Sobre Trator
A ECD possui uma sonda acoplada a um Trator Agrícola traçado, ou seja, com alta capacidade de deslocamento em regiões de difícil acesso. Essa sonda possui torque máximo de 4.500 N.m para sondagens rotativas com Trados Ocos (Hollow Stem Auger) ou Trados Sólidos (Solid Auger), além de possibilitar o acoplamento de um martelete de alta capacidade para serviços Direct Push.
Esse torque, aliado ao conjunto especial de Trados, mais leve e com momento de inércia menor, permite a sondagem com Hollow Stem Auger até 21 metros, e com Trados Sólidos até 30 metros
Além dessa linha "tradicional' de serviços de investigação geoambiental, a sonda ECD-TR-01 possui ancoragem lateral com helicóides telescópicos de 8'', válvula reguladora de velocidade e força de cravação hidráulica ("pull down") de 190 KN para serviços de CPT, CPTu, RCPTu e outros que envolvam o mesmo sistema de cravação.
É uma sonda potente, com o benefício adicional de poder chegar em pontos que outras sondas teriam bastante dificuldade em acessar.


 Sonda preparada para o trabalho

Sonda preparada para o trabalho - já ancorada aguardando o início dos ensaios RCPTu 

Sonda ECD-TR-01 executando trabalho com Trados Sólidos de 6''. Detalhe da altura da torre, que facilita o trabalho de retirada de hastes 

 
  Sonda preparada para o trabalho em local de acesso difícil

  Sonda em movimentação em local de acesso difícil

  Ensaio RCPTu sendo realizado. A cravação dos sensores está sendo feita pela ECD-TR-01: sonda da ECD sobre Trator

 Sonda sobre Trator efetuando sondagens com Trado Oco (Hollow Stem Auger) especial

 Sonda preparada para o trabalho em local de acesso difícil: Sondagem com Trado Oco (Hollow Stem Auger) com amostragem de solo Direct Push concomitante

4) Sensores RCPTu
Em dezembro de 2011, a ECD adquiriu, da empresa Geosafe, da Noruega, um equipamento de ensaios RCPTu da marca Geotech, uma empresa sueca representada no Brasil pela Geosafe. O modelo é o NOVA Acustic - sem cabos por dentro das hastes.
Esse equipamento permite à ECD realizar ensaios de Cone Elétrico (CPT - Cone Penetration Test), Piezocone (CPTu ou uCPT - Cone Penetration Test with Pore Pressure) e Piezocone de Resistividade (RCPTu ou Resistivity Piezocone).
São ensaios utilizados largamente em Investigações Geotécnicas, mas também são muito requisitados para Investigações Geoambientais, especialmente nos EUA, pois permitem a elaboração de um perfil hidroestratigráfico em escala de centímetros, sendo fundamentais em uma investigação de alta resolução (High Resolution Investigation), e imprescindíveis para um projeto adequado de remediação que precise identificar claramente as zonas de fluxo e armazenamento. Ao adicionarmos o módulo de resistividade, o equipamento fica tão útil quanto os modernos e famosos módulos EC (Electrical Conductivity) e HPT (Hydraulic Pressure Test) fabricados pela Geoprobe americana.
Permitem determinar, em escala de detalhe, as principais zonas de fluxo e armazenamento de contaminantes, informação essencial para o cálculo de massa e fluxo de massa para um projeto de remediação.

Equipamento completo de RCPTu fabricado pela Geotech - com módulo de resistividade 

Detalhes do equipamento RCPTu da ECD 

Detalhes do módulo de resistividade da ECD  

Detalhes do equipamento RCPTu da ECD: sem cabos por dentro das hastes  

Perfil Hidroestratigráfico em escala de detalhe obtido em um ensaio RCPTu 

Preparação do equipamento de ensaios RCPTu da ECD 

Preparação do equipamento de ensaios RCPTu da ECD  

Detalhe do microfone de aquisição de dados NOVA Acustic sem fio  


Nenhum comentário:

Postar um comentário