Tour da ECD pelos EUA

No último mês de maio/2014, a ECD participou de 2 eventos fundamentais para a sua atuação como empresa especializada em Investigação Geoambiental de Áreas Contaminadas:
A Conferência CPT'14, em Las Vegas, a mais importante do mundo no tema ensaios de piezocone (CPTu) e a famosa Conferência Battelle, em sua edição 2014, em Monterey, CA, a mais importante conferência mundial sobre Remediação de Áreas Contaminadas.
Em ambas a ECD teve trabalhos aprovados. O trabalho aprovado no CPT14 pode ser baixado e lido no site do evento. É o paper 3-45. Na Batelle, foram dois pôsteres sobre investigação de alta resolução realizados no Brasil pela ECD e parceiros.
O CPT'14 mostrou, basicamente, os avanços dos ensaios piezocone em suas diversas aplicações, desde a Geotecnia, objeto principal do ensaio, até a ambiental, que é a aplicação que a ECD dá ao piezocone, através de seu equipamento RCPTu (piezocone de resistividade). Dentre os estudos voltados às aplicações ambientais, podemos destacar o paper 2-25 do grupo alemão do Dr Thomas Vienken, que trata de metodologias para obter a condutividade hidráulica em alta resolução usando o piezocone e relacionando os resultados com o K pontual obtido por Slug Tests pontuais e pela dissipação da poro pressão (PPDT). Em resumo, uma abordagem muito parecida com a que usamos aqui na ECD. Além disso, encontramos muitos brasileiros, de empresas de Geotecnia e Universidades, em busca de atualização, conhecimento e contatos, e amigos do exterior, como o pessoal da Geosafe, da Noruega. Foi uma semana muito proveitosa em Las Vegas, sem que tenhamos jogado em nenhum cassino.
Se o CPT`14 foi muito bom, a Battelle, em Monterey, na semana seguinte, foi ainda melhor. Cerca de 3 mil participantes (e um número expressivo de brasileiros, mais de 40!!!!), muitas palestras, painéis, conferências, contatos e muitas, muitas conversas sobre Remediação e Investigação de Áreas Contaminadas. Na véspera do evento principal, a ECD participou de um mini-curso de 8 horas sobre Modelo Conceitual através de HRSC, que deu as diretrizes sobre o que iríamos observar durante toda a Conferência: as técnicas de remediação evoluem rapidamente, mas basicamente todas elas funcionam. O fator limitante é a elaboração do Modelo Conceitual e essa elaboração adequada só é possível com uma investigação adequada, e a melhor ferramenta, sem dúvida, é a Alta resolução. 
Em breve detalharemos mais os conceitos que vimos na Battelle, mas, além do conhecimento, para nós o evento foi muito importante para rever velhos amigos brasileiros, conhecer novos, mostrar para eles a nossa empresa e a nossa visão de Investigação. Em paralelo, tivemos a oportunidade de apresentar nossos papers para o público internacional que tem interesse no nosso país (multinacionais com unidades no Brasil passando por remediações, ou consultorias internacionais com filiais ou parceiros no Brasil), o que se mostrou extremamente importante.
Mais uma vez, a ECD mostra seu apreço pela qualidade, pela atualização, pelo conhecimento técnico avançado e pela inovação, mais uma vez se diferenciando das demais empresas de coleta de dados para investigação de áreas contaminadas no Brasil. Consideramos a nossa participação na Battelle/2014 como um marco na nossa empresa.
Abaixo, algumas fotos do nosso "Tour" pelos EUA


Entrada da Conferência CPT`14

Auditório antes da abertura do CPT`14

Marcos Tanaka Riyis, Diretor Técnico da ECD, apresentando o Poster no CPT`14

Mini-Curso em Monterey

Apostila do Mini-Curso, extremamente proveitoso

Abertura da Battelle/2014

Poster da ECD no 2o dia

Mauro Tanaka Riyis, Diretor da ECD, apresentando o Poster

Poster da ECD no 3o dia



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Varredura de Compostos Orgânicos Voláteis - VOCs

É Tempo de Mudanças na ECD (Agosto 2020)

Amostragem de Solo - Metodologias