ECD apresenta trabalho sobre Investigação de Alta Resolução no 14o CBGE

Marcos Tanaka Riyis, Diretor Técnico da ECD Sondagens Ambientais Ltda, apresentou, no último dia 03/12/2013, um trabalho sobre Investigação Geoambiental de Alta Resolução (HRSC), pela 2a vez esse ano. A primeira foi no NGWA Summit, em San Antonio-TX.
O trabalho atual foi um dos 9 selecionados para apresentação oral, dentre os muitos inscritos para o IV RESID - Simpósio de Resíduos e Áreas Contaminadas, que ocorreu dentro do 14o Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia e Ambiental - CBGE. Além desse, outro trabalho da ECD foi selecionado como poster e foi, também, apresentado.
O trabalho, de autoria de Marcos Tanaka Riyis, teve como co-autores, o Prof Dr Heraldo Luiz Giacheti da FEB/UNESP, o Engenheiro Rafael Muraro Derrite e o Diretor  Mauro Tanaka Riyis, ambos da ECD Sondagens Ambientais, e o título: "INVESTIGAÇÃO GEOAMBIENTAL DE ÁREAS CONTAMINADAS COM ELABORAÇÃO DO MODELO CONCEITUAL EM CAMPO UTILIZANDO FERRAMENTAS DE ALTA RESOLUÇÃO (HRSC)".
Dando continuidade ao que nos propusemos no início desse ano de 2013, a ECD continua compartilhando seu conhecimento, produzindo artigos técnicos e científicos para contribuir com um aumento na qualidade das investigações geoambientais no Brasil, e consequentemente, com as remediações de áreas contaminads que, infelizmente, ainda apresentam um grande índice de falhas decorrentes de um processo de investigação mal conduzido.
Essa foi uma oportunidade particularmente interessante, pois, além de ser um importante evento nacional, pudemos nos confrontar com pessoas de diferentes formações e áreas de trabalho que, cada vez mais, estão olhando para a problemática das áreas contaminadas com interesse.
Outro ponto muito interessante do evento foi poder encontrar e trocar ideias, ainda que rapidamente, com amigos, clientes e parceiros, como Antonio Marcelo e Kenichi, da Arcadis Logos, Paulo Negrão, da Clean Environmental Brasil e Nilton Miyashiro, da Engesolos. Todos esses compartilham da mesma visão que temos na ECD: a investigação precisa mudar o seu paradigma para que tenha a qualidade necessária. As ferramentas tradicionais, sozinhas, não conseguem responder à maioria das questões ambientais, em especial às heterogeneidades do meio físico.
Para nós, da ECD, compartilhar a mesma visão e os mesmos conceitos das empresas que são referências de qualidade em seus respectivos nichos (Arcadis nas consultorias; Clean no fornecimento de equipamentos; Engesolos na prestação de serviços de coleta de dados) é uma honra. Talvez nessas conversas tenha brotado um embrião de uma proposta coletiva de melhora nas investigações. Aguardem maiores detalhes em 2014.
Em breve a ABGE disponibilizará a apresentação em seu site. Caso não o faça, a ECD promete compartilhar esse material, pois achamos ser nosso papel contribuir para o crescimento do mercado.
Abaixo algumas fotos

Nilton Miyashiro, da Engesolos, e Marcos Tanaka Riyis, da ECD 

Almoçando com os amigos da Arcadis 

Durante a apresentação oral do trabalho 

Marcos Tanaka Riyis, da ECD, Nilton Miyashiro, da Engesolos, e Paulo Negrão, da Clean

 Respondendo aos questionamentos durante a apresentação
Sede do CBGE, o IG da UFRJ 

Painel da ECD colocado

Programação das apresentações orais


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Varredura de Compostos Orgânicos Voláteis - VOCs

É Tempo de Mudanças na ECD (Agosto 2020)

Links Episódio #133 do Podcast Áreas Contaminadas - Diego Silva