ECD auxiliando no curso de amostragem de solo da CETESB

No mês de junho/2013, a ECD Sondagens Ambientais Ltda. completou seu Hat-Trick, junto com a participação no Curso de Pós-Graduação em Gerenciamento de Áreas Contaminadas do SENAC e no Curso de Extensão em Investigação Geoambiental da Unicamp, e auxiliou no Curso de Técnicas de Investigação de Áreas Contaminadas - Parte 1: Solo - da CETESB, coordenado pelo professor Vicente Aquino Neto no dia 20/06/2013.
A participação da ECD consistiu em emprestar as ferramentas de amostragem de solo Direct Push - modalidades Dual Tube e Piston Sampler e ajudar na execução dessas 2 modalidades de amostragem de solo fundamentais para o estudo de áreas contaminadas. A cravação foi efetuada com a sonda Power Probe modelo 9500 (fabricada pela AMS, mesma fabricante da Sonda da ECD, a Power Probe 9100-ATV) de propriedade da CETESB.
O ferramental da ECD, por ser mais novo que o da CETESB, tem mais recursos, especialmente para a recuperação das amostras dentro do liner, que permitiu efetuar com sucesso a amostragem de um solo arenoso saturado em uma profundidade de 9,60-10,80, abaixo de uma camada de aterro (antropossolo adicionado) tipicamente presente na área do Parque Villa-Lobos, local da aula prática.
A modalidade Piston Sampler com o uso dos core catchers é a única forma de se obter amostras de solo representativas da profundidade desejada, e foi isso que ocorreu na demonstração.
É motivo de muito orgulho para a ECD poder participar dos 3 eventos mais importantes do 1o semestre de 2013 no que se refere à capacitação de profissionais para coleta de dados em estudos de áreas contaminadas. Mais uma vez indicando que a ECD pretende manter-se como referência em investigação geoambiental de áreas contaminadas.


Alunos, instrutor, sonda da CETESB e encarregado da ECD 

 Detalhe da Sonda da CETESB com o ferramental da ECD

Sonda e operadores da CETESB e encarregado da ECD 

Descrição do perfil de solo coletado com a Power Probe da CETESB e ferramental Piston Sampler da ECD 

Detalhe do ferramental da ECD preparado para utilização 

Detalhe do ferramental da ECD preparado para utilização 

Aula em andamento 

Perfil do solo (antropossolo adicionado)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Varredura de Compostos Orgânicos Voláteis - VOCs

É Tempo de Mudanças na ECD (Agosto 2020)

Links Episódio #133 do Podcast Áreas Contaminadas - Diego Silva