segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Obrigado, 2012!!!!! Seja Bem-Vindo, 2013!!!!!

No último dia de 2012, observando o ano que passou, percebemos que temos realmente muito a agradecer. Para nós, da ECD, foi um ano particularmente excelente, confirmando a tendência de cada ano ser melhor que o anterior, o que não poderia ser melhor. Esperamos que o ano de 2013 mantenha essa escrita ou que, no mínimo, seja tão bom quanto esse que termina no dia de hoje.

Dentre as muitas coisas boas que aconteceram conosco, gostaríamos de destacar as seguintes:

- Aprovação, em 17/12/2012, da Defesa da Dissertação de Mestrado do Diretor Técnico da ECD Marcos Tanaka Riyis. Marcos agora é Mestre em Engenharia Civil e Ambiental!!!! Em breve haverá uma postagem específica sobre esse trabalho inovador para o segmento de investigações geoambientais no Brasil. Esse fato mostra a importância que a ECD dá à atualização constante, à pesquisa, desenvolvimento e inovação. Em 2013, haverá muito mais.
- Admissão do Engenheiro Ambiental Rafael Muraro Derrite no Programa de Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental. É um programa multicampi, sediada na FEB/UNESP de Bauru, e envolve a UNESP/Sorocaba e a UNESP/Guaratinguetá. Em breve, haverá outro Mestre no Corpo Técnico da ECD.
- Aprovação de um trabalho da ECD em um evento internacional, da NGWA, para exposição oral. Sem dúvida uma imensa vitória, ainda mais tratando-se de uma empresa recente, de investigação, não uma Consultoria.
- Aprovação de um trabalho da ECD para exposição oral no mais tradicional evento de Remediação de Áreas Contaminadas do Brasil, o VIII Seminário Internacional de Remediação e Revitalização de Áreas Contaminadas, promovido pelo Instituto Ekos Brasil. Além desse, que foi um marco para a nossa empresa, a ECD apresentou 3 posteres, os quais foram disponibilizados para download. 
- Em outubro, consignou-se uma das maiores vitórias da ECD em sua história: a aquisição da nova máquina, a Power Probe 9100-ATV, única no Brasil. Essa máquina e suas ferramentas permitem à ECD um salto de qualidade fantástico e coloca a ECD em um patamar de empresa top no segmento de aquisição de dados para investigação geoambiental de áreas contaminadas
- Com os novos equipamentos, a ECD elaborou um novo padrão de qualidade em aquisição de dados, que deverá ser seguido nos trabalhos de campo em 2013 e permitirá às Consultorias maior confiabilidade nos seus resultados. Em breve, maiores detalhes.
- Apresentação do equipamento de Ensaios RCPTu no curso de Pós-Graduação em Gerenciamento de Áreas Contaminadas do SENAC-SP. Essa apresentação foi muito positiva para a apresentação de uma ferramenta inovadora para investigação geoambiental de alta resolução, uma tendência mundial importante para o estudo de áreas contaminadas. A ECD está na vanguarda dessa tendência.
- Treinamentos constantes, internos e externos para os colaboradores da ECD em todos os níveis: desde os auxiliares de investigação geoambiental até o Diretor Técnico, passando pelos investigadores, encarregados, técnicos e engenheiros, todos participaram de muitos eventos, treinamentos e capacitações para impor o maior diferencial da ECD: o conhecimento técnico de seus profissionais
- A mudança de paradigma: a ECD deixa de ser simplesmente uma empresa de sondagem para ser uma empresa de investigação geoambiental, com um enfoque mais amplo e necessário para a boa execução dos trabalhos da Consultoria parceira. Uma das etapas fundamentais foi a contratação de Técnicos para serem investigadores, líderes de equipe e operadores de equipamento, inclusive de sondas. A cultura tradicional do sondador ou auxiliar simplesmente forte com um grifo na mão começa a ser mudada para um profissional mais bem qualificado em todos os aspectos.
- Tratativas com pelo menos 3 organizações diferentes interessadas em desenvolver uma parceria mais estreita com a ECD, inclusive com equipamentos de última geração. Ainda estão em estudo, mas certamente são frutos do crescimento da empresa em 2012

Tudo isso sem abdicar do carro-chefe dos trabalhos da ECD: as sondagens mecanizadas. Muito pelo contrário, esses trabalhos agora são feitos com mais qualidade, e serão ainda melhores em 2013, com o novo padrão ECD.

Sem dúvida, os principais responsáveis por tudo isso são os colaboradores da ECD, que trabalham o ano inteiro com afinco para melhorar o padrão da empresa como um todo. Além deles, temos muito a agradecer as Consultorias parceiras, que acreditaram no nosso trabalho nesse ano e temos a certeza que correspondemos às expectativas e faremos ainda mais e melhores trabalhos no próximo ano.

Feliz 2013!!!!!


quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

ECD com Reconhecimento Internacional


Entre as diversas boas notícias do mês de dezembro, tivemos uma que nos deixou a todos aqui na ECD muito felizes e orgulhosos: 
A aprovação de um trabalho para apresentação oral no 2013 NGWA Groundwater Summit - The National and International Conference of Groundwater, em San Antonio, Texas, EUA.
Esse evento ocorrerá em Abril de 2013 e é um dos maiores do setor de águas subterrâneas do mundo, sendo promovido pela famosa National Ground Water Association dos EUA, uma das maiores (senão a maior) entidade de pesquisa em Hidrogeologia.
O trabalho tratará do uso do Piezocone de Resistividade (RCPTu) como ferramenta de elaboração de um perfil hidroestratigráfico de alta resolução para um adequado diagnóstico geoambiental da área.
Esse reconhecimento da comunidade acadêmica é, certamente, um marco na história da nossa empresa, e mais um passo no sentido de atingirmos a excelência nos nossos trabalhos de investigação geoambiental brasileiros que, certamente, nos deixa orgulhosos e indica que estamos no caminho certo.

Abaixo o comunicado de aceitação:

Dear Marcos Tanaka Riyis,

We are pleased to inform you that your abstract entitled "The Resistivity Piezocone (RCPTu) as a Tool of Hight Resolution Site Assessment and Hydrostratigraph Profile" is accepted as an oral presentation for the 2013 NGWA Summit — The National and International Conference on Groundwater, held Sunday, April 28, 2013 through Thursday, May 2, 2013 in San Antonio, TX. We are currently working on the schedule and will send out your scheduled presentation time soon.  


Equipamento preparado para ensaio de piezocone de resistividade (RCPTu)

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Treinamentos com a Nova Power Probe da ECD


Durante o mês de dezembro, a ECD realizou exaustivos treinamentos para colocar em prática as Diretrizes da empresa para o ano de 2013. Ao todo, em dezembro foram 40 horas de treinamento teóricos e práticos para a equipe de investigadores da ECD
Durante os treinamentos foram colocadas em prática os preceitos de investigação geoambiental de alta definição, utilizando técnicas de altíssima qualidade para que sejam sempre coletadas amostras representativas. Essas premissas vêm sendo adotadas pela ECD há algum tempo, mas tomaram forma mais atualizada após o treinamento internacional ministrado pelos profissionais da AMS Inc dos EUA. Quando colocados em prática, esses procedimentos, diretrizes, técnicas e equipamentos permitirão que a investigação geoambiental se aproxime mais de ciências forenses e  se afaste da simples "sondagem".
Os treinamentos foram ministrados pela equipe técnica da ECD para os Técnicos de Investigação que vão atuar na operação do equipamento recém-adquirido, a Power Probe 9100-ATV (não custa lembrar que os operadores da ECD têm formação técnica e realizam treinamentos e avaliações periódicas).
A Power Probe é importada dos EUA e o modelo da ECD é exclusivo no hemisfério sul. Os treinamentos incluíram:
- Descontaminação de equipamentos
- Organização adequada do espaço de trabalho
- Amostragem de solo Dual Tube
- Amostragem de solo Piston Sampler
- Amostragem de água Direct Push

Com essa sequência de treinamentos, a Power Probe 9100-ATV está pronta para os trabalhos, e já temos diversas investigações agendadas para 2013. O ano promete!!!!

Power Probe posicionada

Equipe da ECD em treinamento

Preparação do local da investigação geoambiental

Hastes do Dual Tube (Direct Push) preparadas

Local preparado no novo padrão ECD

Set de descontaminação e organização das hastes do Dual Tube

Set de descontaminação entre pontos

Técnicos da ECD em treinamento de operação da Power Probe

Power Probe 9100-ATV fabricado pela AMS Samplers. Modelo exclusivo no Brasil

Exclusividade no Brasil - Power Probe da ECD, montada sobre um John Deere Gator 6x4

Acesso fácil, alta capacidade de cravação - Power Probe 9100-ATV

Ferramentas do Piston Sampler - preparação padrão ECD

Set de descontaminação e Ferramentas do Dual Tube Direct Push - Padrão ECD

Power Probe realizando amostragem de solo Direct Push em mais um treinamento da ECD


segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Compromissos ECD para 2013


A ECD Sondagens Ambientais Ltda tem o prazer de anunciar seus compromissos para o ano de 2013, depois de um ano marcado por muitas realizações, vitórias e conquistas

Desde o início de 2012, estabelecemos algumas metas. Conseguimos cumprir praticamente todas, e avançamos além do previsto. Para 2013, daremos continuidade à linha de pensamento que estamos seguindo há 1 ano e que tem nos trazido muitos resultados positivos:

- Buscamos sempre a melhor qualidade possível dos trabalhos de coleta de dados ambientais
- Desde a aquisição do nosso equipamento de RCPTu, deixamos de ser simplesmente mais uma "empresa de sondagem" dentre as muitas que existem, para sermos uma "empresa de coleta de dados para investigação geoambiental", ou seja, a ECD tem plenas condições de atuar em conjunto com a Consultoria Parceira para efetuar a coleta de dados mais representativos da área de estudo, utilizando a melhor técnica disponível.
- Tomamos cuidado redobrado com a possibilidade de contaminação cruzada, através de equipamentos específicos para descontaminação de ferramental
- Compartilhamos as informações e conhecimento para que as investigações e remediações de áreas contaminadas no Brasil tenham qualidade cada vez maior
- Priorizamos as investigações de alta definição, por ser essa a forma mais tecnicamente correta de efetuar um diagnóstico da área, além de ser a mais viável economicamente quando se leva em conta o projeto total
- Vamos manter e melhorar as características que tornaram a ECD uma das melhores empresas de  coleta de dados geoambientais do país: conhecimento técnico, atualização constante, treinamento permanente, tomada de decisão ágil e inovação
- Todos os colaboradores continuarão passando por treinamentos sistematizados, teóricos e práticos, pelo menos a cada 3 meses e passarão por avaliações teóricas e práticas.
- Periodicamente serão realizados treinamentos internacionais, como o que foi realizado em novembro/2012
- Os líderes de equipe não são mais somente sondadores, mas "Investigadores Geoambientais":  profissionais que, obrigatoriamente, passaram por todos os níveis de treinamento da ECD e, além disso, têm formação mínima de Técnico em Mineração, Meio Ambiente ou Geologia ou são profissionais com mais de 3 anos de experiência em campo
- As equipes de campo levam uma estação portátil de descontaminação, para utilização no ponto de sondagem

Essas são as condições básicas de trabalho da ECD. Quando a Consultoria nos convida para participar de um projeto que envolva a coleta de dados geoambientais, não está somente contratando um serviço "de sondagem", ou simplesmente uma "mão-de-obra", mas todo esse pacote que define a ECD como empresa especializada no que faz e em busca de ser a melhor do país nesse segmento.