Você precisa fazer sondagens aqui?


Em muitas situações (por exemplo, na investigação de aterros ou áreas há muito abandonadas), a consultoria tem dificuldade em achar um equipamento que seja, ao mesmo tempo potente (portanto, mecanizado) e que consiga chegar em locais de difícil acesso.
Sondas "Hollow" comuns não chegam. Trado Manual chega, mas não fura. Geoprobe na esteira dificilmente chega.
Para esse tipo de situação, a ECD tem uma possível solução: a Sonda Hidráulica acoplada ao Trator ECD-TR01.
Nesse link, ela pode ser vista trabalhando com o equipamento de CPT. Nesse, a sonda pode ser vista trabalhando com Trados Ocos (Hollow Stem Auger).
Essa Sonda possui torque máximo de 3.000 N.m, executa, além de Ensaios de Cone, Piezocone, CPTu e R-CPTu, sondagens com Trado Oco Helicoidal (Hollow Stem Auger) ou Trado Sólido (Solid Auger).
Os Trados Ocos possuem diâmetros de 190 mm (externo) x 102 mm (interno), e a sonda tem capacidade de avançar em solos “normais” até o limite de 20,00 metros de profundidade. Por dentro dos Trados Ocos, pode-se efetuar amostragem de solo via Direct Push com o uso de martelete hidráulico manual, utilizando a unidade hidráulica do próprio Trator (não há necessidade de energia elétrica no processo)
Os Trados Sólidos possuem diâmetros de 150 mm (6’’) e a sonda tem capacidade de avançar em solos “normais” até o limite de 24,00 metros de profundidade, em uma velocidade de perfuração muito maior que nos Trados Ocos. Porém, essa ferramenta não permite a instalação de poços “por dentro” dos trados uma vez que são sólidos. Da mesma forma, para se efetuar amostragem de solo Direct Push concomitante, com os trados sólidos seria preciso retirar toda a composição a cada metro, mantendo o furo aberto.
Ambas as ferramentas permitem que a geometria do furo fique ótima e a sondagem fique perfeitamente alinhada, além de permitir furar em locais com solo mais compacto (argilas, por exemplo).
É possível, também, efetuar qualquer serviço de Direct Push, como amostragem de solo, amostragem rápida de água, instalação de poços de pequeno diÂmetro, injeção de reagentes, entre outros.

A vantagem óbvia desse equipamento é realmente a versatilidade.

Você precisa efetuar sondagens em um lugar como esse aqui? Basta entrar em contato conosco

Vista Geral da área - qualquer veículo atola, mesmo 4x4 

A chuva foi tanta que levou o acesso feito com essas manilhas de concreto 

Sonda fazendo furos com Trado Sólido de 6'' e instalando poços de 10-15 metros em argila compacta 

Visão do local e dos morros que a sona tem que ir

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Varredura de Compostos Orgânicos Voláteis - VOCs

É Tempo de Mudanças na ECD (Agosto 2020)

Links Episódio #133 do Podcast Áreas Contaminadas - Diego Silva