quinta-feira, 26 de maio de 2011

Trado Oco (Hollow Stem Auger) na Sonda Portátil

Maio de 2011 foi o mês dos últimos ajustes na nossa Sonda Hidráulica Portátil!!!!
Os últimos testes, conduzidos pessoalmente pelo Sr Manoel Riyis Gomes, Diretor Geral e fundador da ECD, com mais de 35 anos de experiência em sondagens, foram bem sucedidos.
Em breve, teremos todos os detalhes, mas já dá para adiantar que esse equipamento consegue perfurar em solos argilosos a profundidades maiores que 20 metros com Trado Sólido (muito mais que o Trado Manual ou Mecanizado) com segurança e rapidez utilizando uma equipe de 2 pessoas, sem que elas tenham que utilizar força excessiva, realizar esforços exagerados, e reduzindo o risco de lesões ocupacionais. Comparado com Trado Manual, essa ferramenta é "covardia" nesse aspecto.
A novidade é que, em solos arenosos saturados, onde seria necessário revestimento para o Trado Manual ou Mecanizado (e todo o inconveniente que isso traz), A Sonda Portátil da ECD agora consegue perfurar com Trado Oco até 8,50 metros. Essa perfuração com Trado Oco permite a amostragem Direct Push concomitante e a instalação de poços de monitoramento multiníveis por dentro dos “Augers”. 
Isso é um ganho fantástico, especialmente para serviços em postos de abastecimento, que não dispõem de muito espaço para as sondas Hollow tradicionais e precisam de um equipamento que permita a instalação dos poços de monitoramento com coluna de água expressiva, como o poço profundo do par multinível, obrigatório nas investigações detalhadas e que têm sido feito de maneira, a nosso ver, equivocada e com baixa qualidade. Esse equipamento pode contribuir muito para esses casos.
Essa inovação foi fruto de uma ampla pesquisa, testes, projetos e desenvolvimento realizados pela ECD no decorrer de sua trajetória. 
Agora é só furar...


segunda-feira, 23 de maio de 2011

Nova Equipe de Sondagem

O mês de maio/2011 foi particularmente proveitoso para a ECD. 
Em vista da demanda alta e cada vez maior pelos serviços de sondagem, a ECD montou mais uma equipe, graças, principalmente, à volta de um Sondador que tinha saído da empresa no final do ano passado para tentar a sorte em outra profissão, mas que resolveu aceitar o nosso convite e retornar para a ECD (o “vírus”da sondagem é poderoso...).
Como todos sabem, adquirir veículos, ferramentas e equipamentos é relativamente fácil, o difícil é ter profissionais com a qualificação necessária para realizar um trabalho adequado. Felizmente a ECD conseguiu  conjuminar tudo isso a tempo de montar mais uma equipe para atender as suas consultorias parceiras, e tentar diminuir ao máximo a espera por equipes de sondagem.
O aumento de equipes não significa, de modo algum, queda no padrão de qualidade, pois o fortalecimento da estrutura e o acompanhamento de perto das equipes pela diretoria e, agora, pelo Engenheiro Rafael, aliado à contínua inovação das máquinas e ferramentas e à constante atualização fazem com que a qualidade dos serviços só aumentem.
Em suma, em 2011, já foram incluídas 2 equipes novas, e só estamos em maio. Com dissemos no início do ano, 2011 promete!!!!

Novo (velho) Colaborador da ECD

No mês de maio/2011, a ECD obteve uma importante aquisição: o Engenheiro Ambiental Rafael Muraro. Após ter sido Estagiário na própria ECD trabalhando basicamente com Amostragem de água pela metodologia Low Flow, ele foi para a Hidroplan, importante consultoria nacional, onde fez trabalhos de campo e relatórios das diversas etapas do Gerenciamento de Áreas Contaminadas. 
Agora, ele está de volta às origens.
A experiência nos trabalhos de campo da ECD certamente foi muito importante para o trabalho dele na Hidroplan e, agora, a experiência dele “do outro lado” será fundamental para o incremento da qualidade dos serviços da ECD.
Entre as funções dele nesse novo momento estão: coordenar os serviços de amostragem de água e ensaios hidrogeológicos; acompanhar as equipes de sondagem para verificar a qualidade dos serviços “in loco” e sanar qualquer necessidade e/ou dificuldade que essas equipes tenham; coordenar o sistema de saúde e segurança da ECD; auxiliar na elaboração e aplicação do treinamentos das equipes; gerenciar um contrato específico que a ECD tem com uma grande empresa.
Essas são as funções específicas, mas o essencial é vestir a camisa da ECD e contribuir para as novas diretrizes da empresa, que são: a melhora da qualidade  nos serviços e a busca pela excelência nos processos, e isso, com certeza, ele vai fazer. 
Seja Bem Vindo!!!!