Balanço 2010

O ano de 2010, para a ECD foi tudo, menos um ano "calmo", como, aliás, é de se esperar quando se trabalha com sondagens.
Iniciou de modo ótimo, com a nossa presença na Envirofield Conference, do David Nielsen: muitas idéias, muitos planos, muita tecnologia, técnicas e equipamentos de ponta que foram sendo aplicadas aos poucos na ECD. Muitas delas ainda não conseguimos implementar, mas vamos chegar lá.
Nos primeiros meses após a nossa volta dos EUA, a demanda por serviços caiu muito, o que nos impediu de fazer novos investimentos. Ficamos, realmente, numa situação desconfortável financeiramente falando, mas  não deixamos cair o padrão de qualidade e técnica. Tivemos que reduzir 1 equipe de sondagem

A partir de julho, com o fim da Copa do Mundo, a demanda voltou a crescer, e dessa vez, de modo assustador. Durante essa recuperação e aumento exponencial da demanda, surgiu um novo problema: alguns colaboradores deixaram a empresa: os Engenheiros para trabalhar em outra atividade (Consultoria e Segurança no Trabalho) e alguns auxiliares de sondagem para trabalhar na Construção Civil.
Como todos sabem, o crescimento do país nesse ano foi avassalador, bem como a demanda por mão-de-obra, de modo que é o menor índice de desemprego da História. Isso reflete na nossa empresa, pois foi muito difícil encontrar novos auxiliares de sondagem com o padrão conhecido da ECD.
Tentamos indicação, agência de empregos, anúncios, etc, e foi difícil reunir uma equipe boa
Por fim, a ECD chegou no final do ano tendo que recusar serviços, tamanha era a demanda. Em dezembro estávamos com as equipes completas e, se conseguíssemos arranjar mais 3, poderíamos montar mais uma que a demanda absorveria, ou seja, acabamos o ano em um pico de alta (que significa, obviamente, um alto nível de stress para suportar)
Em 2010, a ECD participou de vários eventos, cursos e outros, como o Programa de Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental, as aulas e palestras que foram ministradas para o curso de Engenharia Ambiental na UNESP/Sorocaba, o Groundwater Camp, do Programa PIA. Essas participações ajudaram nas idéias e inovações que a ECD pretende implementar para 2011.


Nesse período de reflexões, resolvemos retomar as idéias do início do ano: aumentar a tecnologia agregada aos serviços da ECD, de modo que seja minimizada a necessidade da força física humana. Assim, os trabalhos "pesados" serão realizados preferencialmente por máquinas, e consequentemente, os trabalhadores "sofram" menos, o que está de acordo com o princípio do "trabalho justo". Concomitantemente, a qualidade, eficiência e rendimento dos serviços tende a ser maior.


Enfim, apesar dos percalços, 2010 foi um ano muito bom para a ECD, e esperamos que 2011 seja ainda melhor!!!!!


Feliz 2011 a todos os colaboradores, fornecedores e parceiros

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Varredura de Compostos Orgânicos Voláteis - VOCs

É Tempo de Mudanças na ECD (Agosto 2020)

Amostragem de Solo - Metodologias